quarta-feira, agosto 31
Jorge Moreira da Silva
terça-feira, agosto 30
Scientific American
A very good scientific magazine dedicate this September number to the stat of the art of urban issues...
And finally, several urban experts and researchers start to understand than knowledge is more important than infrastructure.
One the articles
Brains over Buildings
To rejuvenate urban centers, look to teachers and entrepreneurs
Even say that «skills, not structures, are the best antidote against urban failure»
segunda-feira, agosto 29
sexta-feira, agosto 26
quinta-feira, agosto 25
terça-feira, agosto 23
sábado, agosto 20
180.000 visitors achieved
Não compreendemos o espanto!!!????
quinta-feira, agosto 18
sexta-feira, agosto 12
Warped Tour in Sacramento - August, 11th 2011
terça-feira, agosto 9
quarta-feira, agosto 3
Projecto da Igreja e Centro Paroquial do Faralhão
Publicado 2ª Feira (1 de Agosto 2011) , no Jornal o Setubalense
«Faralhão vai ter uma nova igreja em forma de coração
A construção da nova igreja do Faralhão pode arrancar já no próximo ano. O projecto deu entrada na Câmara de Setúbal e neste momento decorre uma campanha de angariação de fundos.
Florindo Cardoso
O projecto de construção da nova igreja do Faralhão, em forma de coração, está em análise na Câmara Municipal de Setúbal. O objectivo é que a obra arranque em 2012, altura das comemorações dos 60 anos de existência da actual capela.
Depois de se ter conseguido finalmente legalizar o terreno foi entregue no passado dia 30 de Junho na autarquia sadina o projecto de arquitectura do futuro Centro Comunitário do Faralhão, da autoria de Paulo Pisco & Fátima Pereira, arquitectos.
O pároco do Faralhão e das Praias do Sado, Luís Martins considera que o projecto “é do agradado da generalidade das pessoas da comunidade e tem despertado, em muita gente, a disponibilidade para ajudarem na sua construção” realçando que “a construção do futuro centro de dia vem responder a uma necessidade da população, pois não há na paróquia este tipo de equipamento social”.
Luís Martins lembra que a actual igreja da Comunidade do Faralhão da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima foi construída pelo povo de forma muito simples: Numa peregrinação a Fátima, em 1950, começou a germinar o sonho. No depoimento do sacristão João, feito em 1992, diz que foi difícil arranjar o terreno. “O terreno foi dado por uma das pessoas mais pobres do local, João Martins, mais conhecido por João “Farinhas” e sua mulher Teresa de Jesus. O primeiro donativo foi de 5$00, único dinheiro que uma criada de servir tinha na altura”. Foram as pessoas que fizeram as fundações, construíram as paredes de pedra e cortaram a madeira para o telhado. Foi inaugurada com uma grande festa a 19 de Julho de 1952, vai fazer no próximo ano 60 anos.
Havia nessa altura na terra cerca de 20 habitações, se bem que as famílias fossem muito mais numerosas no Faralhão e em Santo Ovídio. Hoje serve uma população de mais de 2.500 pessoas.
O pároco salienta que o imóvel “está bastante degradado, tendo inclusive o Centro Paroquial sido encerrado por não oferecer segurança”. Além disso, a parte dedicada ao culto é muito pequena para as assembleias da comunidade e a capela mortuária é exígua e não tem condições.
“Já há vários anos que se tem tentado começar a construir um novo lugar de culto, que tenha um centro de dia e uma capela mortuária condigna” afirma Luís Martins.
O chamado grupo de jovens tem-se empenhado em angariar fundos, sobretudo na conhecida Festa das Tasquinhas do Moinho da Maré da Mourisca que se realiza no último fim-de-semana de Agosto. Actualmente, a maqueta está exposta no stand da Junta de Freguesia do Sado na Feira de Sant’Iago. Além disso, podem ser feitas doações para a conta da igreja, na Caixa Geral de Depósitos, com o NIB: 0035 0305 0000 4414 9308 8. Será passado recibo para dedução no IRS e IRC.»