segunda-feira, julho 29

Igreja e centro paroquial de Nossa Senhora do Faralhão em Setúbal - Portugal


O desafio de projectar um espaço sagrado é intemporal.


Não é hoje diferente de ontem como não será, com certeza, amanhã.

Intemporal é também a necessidade do encontro humano com o divino, do Homem com Deus.



Encontro esse que necessita de tempo e de espaço. Erigir uma Igreja é essa ambiciosa tentativa de criar um espaço atemporal num tempo que se torna espacial.



Mas a ecclesia é a Comunidade reunida com Deus e o espaço construído encerra, em si, a vontade de representar a sua relação com o sagrado.
Pereira & Pisco Arquitetos.


domingo, julho 28

Parece que foi descoberta a equação da felicidade.

Esta foi desenvolvida por um nova-iorquino Todd Kashdan e assenta em seis fatores para atingir o bem-estar e, consequentemente, a felicidade, avança o jornal britânico 'Daily Mail'. A equação resulta da combinação perfeita desses elementos.


Segundo este professor de psicologia, para uma vida feliz é necessário: viver no momento (M), ser curioso (C), fazer coisas de que gostamos (L), pensar nos outros primeiro (T), cultivar as relações (N) e cuidar do corpo (B).



Equação da felicidade = (Mx16 + Cx1 + Lx2) + (Tx5 + Nx2 + Bx33).



O professor Kashdan baseou-se num estudo britânico para desenvolver as suas teorias. O psicólogo acredita que esta fórmula é a receita para sentir-se bem com o seu interior.  "Cada elemento requer um pouco de trabalho. Mas esse esforço trará as maiores recompensas possíveis”, disse.




OS COMPONENTES DESTA EQUAÇÃO



M: Viver no momento – Aprecie os sons, os cheiros e as paisagens que dá como garantidos.  

C: Ser curioso- Explore os aspetos desconhecidos, misteriosos, complexos e incertos do nosso mundo uma vez por dia.
L: Fazer coisas de que gostamos- Se há alguma coisa que nos deixa preenchidos, é a prática de atividades que são importantes para nós.  
T: Pensar nos outros primeiro- Faça elogios, boas ações e oiça os outros. Se fizer isto cinco vezes por dia, verá que se sente bem só por fazer os outros felizes.
N: Cultivar as relações – Dedique tempo a um parceiro, amigo ou membro da família pelo menos duas vezes por dia.
B: Cuidar do corpo – Não precisa de fazer grandes loucuras para ser saudável. Cuidar do corpo consiste numa alimentação saudável pelo menos três vezes por dia e despender trinta minutos diários para fazer exercício físico.

Festejemos portanto...


sábado, julho 27



Dia 23 de Julho de 2013 demos por concluída uma das tarefas mais gratificantes, demoradas e exaustivas da nossa vida. O doutoramento que resulta de cinco anos de trabalho na Área do Urbanismo (Engenharia do Território) foi dedicado à definição e operacionalização de um conceito, o urbanismo escolar, que nos parece passível de ter utilidade nos próximos anos. Especialmente em contexto de crise, como aquele em que estamos a viver. 

 O conceito que tentámos por em "cima da mesa" esta centrado no estudo da relação entre o urbanismo e a educação, materializada no território através da cidade e da escola. Tentando identificar e potenciar os fatores da sua relação tendo como finalidade o desenvolvimento, coesão e equidade do território e da escola nas cidades.A este tema já dedicámos cerca de dez anos de estudo (entre trabalho, mestrado e doutoramento).

 

Agora pensamos ter chegado a hora de o divulgar para que se torne uma ferramenta acessível para todos os que pensam ser indispensável  uma integração de politicas, instrumentos e ações que permitam, pela qualificação melhorar a qualidade de vida pessoas.