sábado, julho 27



Dia 23 de Julho de 2013 demos por concluída uma das tarefas mais gratificantes, demoradas e exaustivas da nossa vida. O doutoramento que resulta de cinco anos de trabalho na Área do Urbanismo (Engenharia do Território) foi dedicado à definição e operacionalização de um conceito, o urbanismo escolar, que nos parece passível de ter utilidade nos próximos anos. Especialmente em contexto de crise, como aquele em que estamos a viver. 

 O conceito que tentámos por em "cima da mesa" esta centrado no estudo da relação entre o urbanismo e a educação, materializada no território através da cidade e da escola. Tentando identificar e potenciar os fatores da sua relação tendo como finalidade o desenvolvimento, coesão e equidade do território e da escola nas cidades.A este tema já dedicámos cerca de dez anos de estudo (entre trabalho, mestrado e doutoramento).

 

Agora pensamos ter chegado a hora de o divulgar para que se torne uma ferramenta acessível para todos os que pensam ser indispensável  uma integração de politicas, instrumentos e ações que permitam, pela qualificação melhorar a qualidade de vida pessoas. 


Sem comentários: