quarta-feira, maio 23

Divulgação



Amigos



O Concurso Literário Manuel Maria Barbosa du Bocage,


é o mais importante certame que a Lasa leva a efeito ao longo do ano. Nos anos anteriores, o concurso teve a participação de autores de Portugal, de Moçambique, do Luxemburgo, da França, dos Estados Unidos e uma grande participação dos autores brasileiros que nos três últimos anos venceram por duas vezes o Prémio principal do concurso. Tem-se realizado assim a vocação internacional deste concurso que ultrapassou claramente as fronteiras nacionais para se afirmar cada vez mais como um certame que, para além de homenagear a figura mais emblemática da história cultural da cidade, tem procurado incentivar a criatividade e fomentar o aparecimento de novos valores no campo da Poesia e Ensaio.

Muito deste sucesso deve-se à generosa participação dos elementos do Júri que com inegável competência têm sabido analisar pormenorizadamente os trabalhos concorrentes segundo critérios de qualidade e escolher os que darão a garantia da excelência do concurso. Para o IX Concurso(2007) o júri é constituído por:


Professor Doutor Luís Maria Pedrosa dos Santos Graça - Professor Auxiliar da Universidade Católica.
Professora Doutora Laurinda Abreu - Professora Auxiliar da Universidade de Évora.
Jorge de Morais - Investigador(História e Estudos Ingleses), Jornalista e Escritor.


Comemorar Bocage, é também lançar pontes de solidariedade e de união entre os povos que falam a mesma língua, razão pela qual, o Concurso é extensivo aos poetas dos Países de Língua Oficial Portuguesa-PALOP .

Contudo o êxito de uma iniciativa destas tem a ver também com a forma como se divulgam e se publicitam a natureza do concurso, o regulamento e outros aspectos do mesmo.
Tentando atingir todos os públicos e os possíveis candidatos ao concurso, e para além dos canais habituais de divulgação que utilizamos, pedíamos a vocês que divulgassem o mesmo junto dos vossos amigos, das vossas organizações ou onde achassem importante fazê-lo.

Desde já o meu muito obrigado e como sempre estou ao dispôr para qualquer esclarecimento ou dúvidas sobre o concurso.


Carlos Silveira
Lasa



LASA
Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão
PRÉMIO LITERÁRIO
MANUEL MARIA BARBOSA DU BOCAGE
9.ª Edição
PROMOTOR
Lasa - Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão
Concorrentes
Autores de Língua Portuguesa
Modalidade e Prémios
O Prémio monetário nas modalidades de Poesia e Ensaio será de 1500 euros para cada uma delas. O Prémio monetário nas modalidade Revelação será de 1000 euros. A cada autor dos trabalhos premiados serão atribuídos 50 exemplares da edição promovida pela LASA.
DATAS
Limite para a entrega dos trabalhos: 10 de Julho de 2007. Entrega dos prémios: 15 de Setembro de 2007- Dia de Bocage e da Cidade.
Regulamento disponível por pedido para:
LASA - Apartado 292, 2901-901 Setúbal, Portugal
Telef./Fax: +351265235000
Email: info@lasa.pt
Consulte a informação no site Lasanet em www.lasa.pt
É indispensável consultar o Regulamento


Setúbal, Cidade do Rio Azul, 16 de Abril de 2007

Pela Direcção


Carlos Alberto Pires da Silveira
Presidente



IX CONCURSO LITERÁRIO “MANUEL MARIA BARBOSA DU BOCAGE”

CONCURSO DE POESIA E DE ENSAIO

2007





REGULAMENTO



Art.º 1º - Objectivos



1 – A Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão (LASA) leva a efeito, no ano de 2007, o IX Concurso Literário “Manuel Maria Barbosa du Bocage”- Concurso de Poesia e Ensaio, como forma de promover a criatividade no campo da poesia e do ensaio, de incentivar o aparecimento de novos valores e de divulgar a obra deste grande Poeta Nacional, nascido em Setúbal - Cidade do Rio Azul, e homenageando os 242 anos do seu nascimento.



Art.º 2º - Modalidades.



1 - Os prémios são atribuídos nas modalidades de Poesia, Ensaio e Revelação.



1.1 - A modalidade de Poesia contempla qualquer versão inédita, de tema livre, em poesia, com os limites entre 20 e 30 páginas dactilografadas, em formato A4.



1.2 - A modalidade de Ensaio contempla texto em prosa, inédito, que aborde a Temática Bocagiana ou Estudo Livre de Temática Local, de âmbito histórico-cultural, com os limites entre 15 e 30 páginas dactilografadas, em formato A4.



1.3 - A modalidade Revelação contempla trabalho inédito, com os limites entre 5 e 10 páginas dactilografadas, em formato A4, em qualquer das duas anteriores modalidades, produzido por jovens com idade até 20 anos, completados até 15 de Setembro de 2007.



1.4 - Os trabalhos apresentar-se-ão agrafados com as folhas numeradas ou com as folhas presas por qualquer outro processo similar, devendo obedecer às seguintes normas de apresentação:

1.4.1 – A letra a utilizar será do tipo “times new roman” ou equivalente, com 12 como tamanho mínimo.

1.4.2 – A separação entre linhas terá o mínimo de 1,5 espaços.

1.4.3 – Nas modalidades de poesia, um poema poderá ocupar mais do que uma página, mas não poderá haver mais do que um poema por página.





Art.º 3º Apresentação de Candidaturas.



1 - Cada candidato só pode concorrer a uma das três categorias.



2 – É possível o mesmo concorrente concorrer com vários trabalhos. Contudo cada trabalho concorrente deverá ter um pseudónimo diferente e respeitar sempre o ponto 1.



3 - Poderão concorrer todos os autores de Língua Portuguesa.



4 - Os trabalhos concorrentes, obrigatoriamente em língua portuguesa, deverão manter-se inéditos até à sua publicação em livro, nos termos do regulamento.



5 - Os trabalhos deverão ser enviados até ao dia 10 de Julho de 2007 (data de correio) e dirigidos a:

Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão

Apartado 292

2901- 901 SETÚBAL



6 - Os originais dos trabalhos deverão ser enviados em quatro exemplares, assinados com pseudónimo, mencionando a categoria a que concorrem, para a direcção indicada no número anterior e com a indicação” Concurso Literário Manuel Maria Barbosa du Bocage”.



7 - Cada trabalho será acompanhado de sobrescrito lacrado contendo no exterior o pseudónimo do autor e, no interior, uma ficha de identificação com os seguintes elementos: nome, idade, nacionalidade, naturalidade, profissão, local de residência, telefone, fax, telemóvel ou endereço electrónico e fotocópia do Bilhete de Identidade.



8 - Não poderão ser candidatos a este concurso os vencedores das duas edições anteriores, nem os elementos dos Corpos Sociais da LASA nem os membros do júri.



Art.º 4º- Organização



1 - Só serão abertos os sobrescritos de identificação relativos aos trabalhos premiados, após decisão do júri.



2 - Se o concorrente desejar a devolução do respectivo trabalho, deverá enviar junto com o mesmo um envelope devidamente franquiado, devendo no endereço constar o pseudónimo utilizado para o concurso.



Art.º 5º- Júri
1 - Os prémios serão atribuídos por um júri de selecção, que avaliará todas as composições literárias concorrentes.

2 - O júri será constituído por três elementos convidados pela Direcção da LASA.

3 - A atribuição dos prémios, um para cada categoria, será decidida por maioria de votos, reservando – se ao júri o direito de não atribuir prémio em qualquer das modalidade se a qualidade das composições assim o justificar.



Art.º 6º Divulgação dos Prémios.

1 - A decisão do júri, de que não haverá recurso, será tornada pública e divulgada junto dos órgãos e comunicação social e no site da LASA, em www.lasa.pt.

2 - A apresentação dos trabalhos premiados será efectuada no dia 15 de Setembro, Dia de Bocage , em sessão pública.



3 - A entrega dos prémios será efectuada pessoalmente aos vencedores ou aos seus representantes, desde que possuidores de procuração notarial (condição obrigatória), na sessão pública referida no número anterior.



Art.º 7º - Prémios



1 - Os trabalhos vencedores em cada uma das modalidades serão publicados em livro pela LASA, a quem pertencem os respectivos direitos relativamente à primeira edição, que terá uma tiragem não superior a 500 exemplares.



2 - A cada autor dos trabalhos premiados serão atribuídos cinquenta exemplares da edição promovida pela LASA e um prémio monetário.



3 - O prémio monetário nas modalidade de Poesia e Ensaio será de 1.500 euros para cada uma delas.



4 - O prémio monetário na modalidade Revelação será de 1.000 euros.



5 - Não haverá prémios ex- aequo.



Art.º 8º - Considerações Finais.



1 - Em caso de não levantamento do prémio, o seu valor reverterá a favor da LASA ou de instituição a favor da qual a entidade promotora do concurso decida.



2 - Os casos omissos e as dúvidas de interpretação deste “Regulamento” serão resolvidas pelo Júri, que, para questões não relacionadas com o conteúdo ou forma dos trabalhos concorrentes, poderá ouvir a Direcção da LASA.



3 - Uma vez enviados os trabalhos, considera-se que os concorrentes conhecem e aceitam as cláusulas do presente “Regulamento “.

Sem comentários: