sexta-feira, maio 11

Miguel Sousa Tavares

escreve jornal «A Bola» de 09 de Maio de 2007, algo que apesar da simplificação estilística, natural do autor é um "olhar" possível sobre a evolução de Setúbal e do seu Clube VFC, no últimos 20 anos. Que transcrevemos...








"Em minha opinião, o Vitória de Setúbal é a pior equipa do campeonato e a sua descida aos infernos da Honra é absolutamente natural e justificada. Passa-se com o Vitória a mesma coisa que se passa com a própria cidade de Setúbal. Há 20 anos atrás, Setúbal tinha todas as condições para se transformar numa cidade modelo, em termos de urbanismo e qualidade de vida: dimensão adequada, espaço para se desenvolver harmoniosamente fora do centro, possibilidade fácil de recuperar o centro histórico e ligá-lo ao rio, condições naturais excepcionais, com o estuário do Sado aos pés, o mar em frente, a montanha ao lado, praias magníficas, frente de rio única, avenidas largas, praças suficientes, enfim, tudo ou quase tudo. Mas vieram os Mata Cáceres e outros artistas do poder local e transformaram Setúbal numa coisa caótica e aberrante, com urbanizações dignas de subúrbio africano, esculturas pseudomodernas horrendas, o triunfo do pato-bravismo, do mau gosto e da gestão sem planeamento nem ideias.

Também o futebol do Vitória chegou a encantar Portugal e a surpreender a Europa. Mas depois, as forças vivas da cidade, ou seja, os mesmos artistas que destruiram a beleza de Setúbal, tomaram conta do clube e demonstraram que eram tão bons a dirigi-lo como a fazer a cidade. Hoje a cidade é uma dor de alma e o clube um cadáver adiado. Que ninguém fale em injustiça."
MST

2 comentários:

Joao Augusto Aldeia disse...

Um insulto à cidade, vindo de um snob que ainda há dias elogiava uma nossa refeição de salmonete grelhado. Trata-se de um jogo de espelhos, claro. Mas, como é impossível a uma administração pública local destruir (ou construir) sozinha uma cidade, esta hipotética destruição terá de ser creditada a toda a comunidade setubalense.

Eu aceito a crítica autóctone, ainda que extremada, como expressão de descontentamento e desejo de melhoria. Porém, aos que de fora gritam que somos feios, porcos e maus, exigia-lhes o salmonete de volta.

Anónimo disse...

Esquece-se de dizer este cronista, que o grande mal do Vitória, foi ter andado sempre, estes anos todos, a querer "lamber as botas" ao FCPorto!!! Geralmente é no que dá!

De resto tem TODA A RAZÃO no que escreveu!