domingo, outubro 21

Alentejo Revisitado

A Caminho



Chegar ao Reabilitado Monte-do-Vale, entre a Terrugem e São Romão. Na parte raina do Alto Alentejo, bem junto a Elvas. Herdade a que a familia esteve ligada nos idos anos 40 e 50 do século XX. O isolamento ainda hoje se sente. Vale a pena imaginar como seria então. Uma familia, vivendo aqui, com 12 filhos a cargo.
Curiosidade: nem um desses filhos, dessa geração ficou no Alentejo.



Almoçar na Terrugem. Na "Sociedade"...



junto à Igreja, debaixo de um toldo, com um dia espectacular e uma refeição a condizer. Um típico almoço Mediterrânico. Sol, alegria, boa comida e bebida. E a família, sempre a família.



O verde "terra" da paisagem, sempre presente. O Outono, apesar de camuflado por um Verão tardio, afirma-se. O cheiro, esse não se pode aqui reproduzir, por enquanto. Só estando lá. Mas é um dos grandes protagonistas da paisagem.


A exuberância da cor, nos pequenos detalhes...



Depois terminar o dia em Vila Viçosa. Visita ao Castelo, Praça central, Palácio da Casa de Bragança, Seminário e a muita nostálgia.




Por último, a luz. Essa "grande escultora" que carateriza os lugares. Não só a do dia mas também a da noite, esteve no centro da emoção e da viagem.


Um sábado a sério.

Quanto ao Alentejo.
Voltar sempre...

Sem comentários: