domingo, abril 19

Frank Lloyd Wright 2

A Robie House de FLW (1906-1909) foi o expoente máximo daquilo que se convencionou a “Prairie Houses” (casas da pradaria), baseada na paisagem característica do Midwest, nos arredores de Chicago. A harmonização com o lugar ou contexto foi sempre uma das preocupações deste arquitecto. A valorização e aproximação do meio natural através da arquitectura eram uma forma de transcendência espiritual e mesmo física.



As silhuetas amplas, as proporções baixas, o embasamento saliente, o jogo de planos e os telhados com declive suave eram uma forma de acentuar a silhueta horizontal das casas. Este foi o seu primeiro período de glória. Outros se lhe seguiriam.




No entanto, não só no exterior há novidade. O interior também se vai alterar sendo a Robie House exemplo maduro dessa mudança. Os espaços abertos e fluidos, sem necessidade de fechar, sendo as separações produzidas por “truques” arquitectónicos iniciam o que se viria a chamar a “destruição da caixa” que marcava a arquitectura ate então. A utilização do tijolo, da madeira e do vidro, tudo trabalhado numa cultura material ainda muito artesanal mas aprimorado pelo desenho de Wright caracterizam a linguagem arquitectónica deste autor. Este e´ dos seus exemplos maiores, uma das suas várias obras de arte.





Sem comentários: