terça-feira, agosto 25

And Newport Beach too

A Califórnia tem uma série de praias ao longo da Costa, estas são duas das mais apreciadas entre os Californianos. São perto de LA e têm um enorme arial e um bos infraestrutura turistica. Para nós nada como Carmel mais a norte (centro da Califónia) onde a areia é realmente branca como a nossa em Portugal.
And by the way Clint Eastwood costumava ser o Mayer desta pequena povoação que nos fez lembrar o sul de França perto do Mónaco. Com um Mayor destes só podia ser uma maravilhosa City by the coast.

Today Laguna Beach


domingo, agosto 23

Los Angeles Down Town


Não é o Museu Guggenheim em Bilbao mas o novo Walt Disney Concert Hall do mesmo arquitecto Frank Gehry, the new home of the Los Angeles Philharmonic. Um espanto.

quarta-feira, agosto 19

Costa da Califórnia


Hoje vamos começar a viagem pela costa da Califórnia: de Berkeley a Santa Barbara. Pela estrada 1. Dizem uma das mais belas viagens dos USA.
Objectivo final: Los Angeles.

sexta-feira, agosto 14

Berkeley


O Campanile da Universidade da Califórnia em Berkeley


Berkeley é uma cidade fantástica. Estamos cá desde 2ªFeira (10 de Agosto). É de facto um mundo à parte, mesmo neste mundo um pouco diferente que é a Califórnia no contexto Americano. Mesmo ao lado de San Francisco.

Berkeley é uma espécie de jardim. É uma cidade universitária que tem uma grande comunidade de pessoas especiais em torno dela. Os habitantes de Berkeley normalmente são pessoas que escolheram viver aqui, porque se identificam com um modo de viver e de sentir. Por isso, mesmo no resto da Califórnia, as pessoas daqui são olhadas de forma diferente. Mais “Liberal” no sentido literal e no sentido político também.

A Universidade de Berkeley é um mundo. Vemos pessoas de todas as nações, especialmente asiáticos. Connosco trabalham dois chineses, uma francesa, um japonês e vários Americanos.

vista do jardim para da "nossa casa"


Entretanto, já fomos introduzidos por uns amigos numa pequena comunidade entre The Uplands e El Camino Real, duas ruas situadas num bairro muito bonito, onde todos os vizinhos se cumprimentam cordialmente. No nosso primeiro dia aqui organizaram um jantar em nossa honra onde tivemos a oportunidade de conhecer diversas pessoas com as profissões mais incríveis: de realizadores a designers, de advogados a joalheiros e criativos do mundo do cinema. Quase impossível de reunir num jantar de vizinhos em Portugal. Realmente muito interessante.

vista da varanda para o jardim

varanda e escritório ao fundo


É, por enquanto uma aventura diária. Mas o mais importante é o facto de estarmos integrados com população local e internacional. Uma verdadeira babilónia, multicultural, profissional e criativa. Um bom ambiente para iniciar os trabalhos e passar uns bons momentos – “have some fun dude” – como se diz por aqui.




A casa onde habitamos, por agora, é uma pequena delícia com um jardim e uma luz muito especiais como podem ver pelas fotografias. Todas as casas da vizinhança são do mesmo género.

segunda-feira, agosto 10

Raul Solnado


Mesmo a esta distância não podemos deixar de prestar um última homenagem a este enorme comediante (crescemos com as suas piadas) e homem de uma sensibilidade superior.

Califórnia 2



Este Sábado tivemos o privilégio de conhecer a Missão de “San Juan Bautista” fundada por Franciscanos 24 de Junho de 1797. A Missão deu nome à cidade de hoje que preserva algumas características da cultura Mexicana que lhe deu origem. Nesta pequena cidade podemos ver uma velha cadeia – como nos filmes do velho oeste - e vários Saloon tipicamente americanos. Um grupo de velhos “motards” que se chamavam “Vaqueros”, saíram em grande estilo quando por lá passámos. A Missão é usada como museu mas na igreja continuam-se a realizar casamentos (assistimos a um). Estas Missões tiveram a função evangelizadora primeiro dos Espanhois depois do Mexico e só mais tarde dos USA.



Durante a tarde fomos para San José, a capital do Silicon Valley, onde estão estabelecidas a maior parte das grandes companhias de computadores e software, para assistirmos a uma parte do festival anual de JAZZ da cidade (3 Dias). A dimensão e qualidade eram enormes. Seis palcos quase todo o dia, com diversas abordagens ao JAZZ. De várias épocas e vários estilos. Um espanto com destaque para o Blues.



É difícil escrever ou descrever a tudo o que temos assistido pois os dias têm sido intensos e ainda não estamos estabelecidos em Berkeley, o objectivo desta viagem.

sexta-feira, agosto 7

Califórnia 1

Contrariamente ao que pensávamos a Califórnia não é assim tão quente. Especialmente a parte mais a norte. São Francisco e a sua Baia têm temperaturas próximas do norte de Portugal. Existe até uma expressão conhecida de Mark Twain, o escritor norte americano que escreveu entre outros “The Adventures of Tom Sawyer”, tinha uma frase que dizia “nunca tinha passado um inverno tão rigoroso como um verão em São Francisco”. Assim como se pode ver é sempre melhor levar um casaco na viagem.

San Francisco "The Rock of Alcatraz" a famosa prisão de Al Capone entre muitos outros.



San Franciso Bay






Os Leões Marinhos fazem parte da paisagem da Baia de São Francisco



A Praia de Carmel na Costa da Califórnia um pouco abaixo de São Francisco é um dos locais mais interessantes de conhecer, não só por causa da praia e das casas espectaculares que tem em seu redor (esta parecia desenhada pelo Frank Loyd Wrigth) mas pela diversidade da Fauna.



Aqui os filhos alimentavam um esquilo.






Outra casa bem interessante.

terça-feira, agosto 4

Silicon Valley




Chegámos na quinta-feira ao aeroporto internacional de San Francisco. Tem a curiosidade de parecer que estamos a aterrar na água, pois até chegarmos à pista sobrevoamos o Oceano Pacifico. Algo assustador para os mais temerários.

Estamos na Califórnia. Por agora em pleno Silicon Valley, muito perto de San José em Morgan Hill. Esta última é uma pequena cidade (da dimensão de uma vila para nós) que se assemelha muito ao que vemos nos filmes norte americanos como um subúrbio. Mas funciona como uma comunidade. Comunidade essa que se organiza para decidir o seu próprio futuro. Já tivemos a oportunidade de perceber isso, apesar do pouco tempo que estamos por cá.

Assim viajámos da Big City de Nova York para a Small City de Morgan Hill. Ambas representam dois mundos dentro do universo Americano. A primeira é uma espécie de uma selva organizada, uma pilha de energia e criatividade prestes a explodir, sem nunca o fazer. A segunda é uma pequena cidade calma e familiar, com pouca vida urbana, mas com bastante vida comunitária, onde todos se conhecem.



Viajar para um lugar e estar integrado com os habitantes locais é o sonho de qualquer pessoa que queira verdadeiramente conhecer por dentro a vida dessa sociedade. Nós estamos a ter esse privilégio. Nunca gostamos muito do conceito de turista. Viajar de bilhete-postal em bilhete-postal nunca foi algo que nos tenha interessado verdadeiramente. Esta parece ser a melhor forma de nos irmos integrando na sociedade Americana, por dentro.

sábado, agosto 1

New York Again

Já chegados à California só agora podemos fazer uma pequena selecção das fotografias tiradas em NYC. Aqui vão algumas.


Barco a caminho da Estátua da Liberdade com Manhatan ao fundo.

Ground Zero. Um enorme vazio na cidade. Até fisico. É uma sensação estranha.

Os Taxis no meio do tráfego urbano. Uma presença permanente.