terça-feira, agosto 4

Silicon Valley




Chegámos na quinta-feira ao aeroporto internacional de San Francisco. Tem a curiosidade de parecer que estamos a aterrar na água, pois até chegarmos à pista sobrevoamos o Oceano Pacifico. Algo assustador para os mais temerários.

Estamos na Califórnia. Por agora em pleno Silicon Valley, muito perto de San José em Morgan Hill. Esta última é uma pequena cidade (da dimensão de uma vila para nós) que se assemelha muito ao que vemos nos filmes norte americanos como um subúrbio. Mas funciona como uma comunidade. Comunidade essa que se organiza para decidir o seu próprio futuro. Já tivemos a oportunidade de perceber isso, apesar do pouco tempo que estamos por cá.

Assim viajámos da Big City de Nova York para a Small City de Morgan Hill. Ambas representam dois mundos dentro do universo Americano. A primeira é uma espécie de uma selva organizada, uma pilha de energia e criatividade prestes a explodir, sem nunca o fazer. A segunda é uma pequena cidade calma e familiar, com pouca vida urbana, mas com bastante vida comunitária, onde todos se conhecem.



Viajar para um lugar e estar integrado com os habitantes locais é o sonho de qualquer pessoa que queira verdadeiramente conhecer por dentro a vida dessa sociedade. Nós estamos a ter esse privilégio. Nunca gostamos muito do conceito de turista. Viajar de bilhete-postal em bilhete-postal nunca foi algo que nos tenha interessado verdadeiramente. Esta parece ser a melhor forma de nos irmos integrando na sociedade Americana, por dentro.

Sem comentários: