segunda-feira, novembro 15

A Vida é um Milagre

Este é um filme vibrante. A realidade aparece crua através da mais pura ficção. Emir Kusturica, como Fellini, não nos mostra aquilo que todos os dias vemos. Antes nos transporta para um outro mundo. O imaginário.
Sempre admirei os autores que nos mostram esta outra "verdade". Oscar Wilde, no seu declínio da mentira fala-nos acerca disto. A mentira surge como fermento da Arte e esta apresenta-nos, aquilo, que nos permite comprender verdadeiramente a vida.
A vida é um milagre é disto exemplo. Tudo neste filme nos remete para longe do "noticiário" quotidiano. O "jornal das oito" está definitivamente fora deste universo. Dá-nos um outro olhar. O contexto é a Bósnia em tempo de guerra. Os personagens estão na História, mas presos no seu próprio mundo. Cheios das suas pequenas e grandes misérias. E virtudes. Sempre a velha condição humana.
A loucura, presente ao longo do filme, é o elo relacional. Forma de ficção, com desejo de se tornar realidade, nem sempre produz bons resultados, mas permite sobreviver em condições adversas. No entanto, a esperança e o humor salvam-nos. Assim como o amor. A nós e a eles. Os que vemos e os que viveram tudo aquilo.
Filme a não perder, porque vida é isso mesmo um milagre...

Sem comentários: