quinta-feira, janeiro 13

A Verdade

Será a verdade o mais difícil de dizer? Ou mentir é mais fácil? Esta dúvida atormenta o homem desde que é homem. Não tenho, por isso, a presunção de dizer que é uma questão fácil. Há muitos anos que penso sobre este dilema. Quer na vida pública quer na privada. Tenho acreditado que a verdade – ou a sua aproximação, como diria Popper – é melhor remédio para os problemas. Na vida pública criou-se a convicção que só com a mentira se consegue governar. O ilusionista tornou-se o paradigma do político de sucesso. O verdadeiro artista.
A visão contrária acabou por ser esquecida. Mesmo neste “banho de realidade” a que Manuela Ferreira Leite, nos sujeitou, caímos numa nova ilusão. A do cumprimento do défice. Um problema que, sendo essencial, não constitui o essencial.
Dr. Pereira Coutinho – o empresário – falou sobre o essencial na “ Grande Entrevista”, a Judite de Sousa. Disse coisas simples, ao longo de toda a conversa. Como:
Falar a verdade.
Gastamos mais do que podíamos e podemos, temos de gastar menos.
Estabelecer objectivos e explicar os sacrifícios que necessariamente vamos ter de passar. Criar um rumo.
Ter confiança em nós e nos outros.
Honrar a confiança, cumprindo.

Questões simples que são essenciais como atitude. “Estado de espírito”. O resto já está diagnosticado. Basta querer fazer. Sem artifícios. Deus nos ajude…

Sem comentários: