quinta-feira, setembro 13

Ventos de mudança?


O senhor Sarkozy não para de surpreender. Se as suas palavras reflectirem uma efectiva mudança na PAC (politica agrícola comum) estamos perante uma verdadeira revolução. De acordo com o Público de hoje o Presidente Francês «deixou a mensagem de que os produtores agrícolas têm de habituar-se a viver com os preços de mercado e não com subsídios. Respeito pelo ambiente, desenvolvimento rural, segurança alimentar e aumento da produção são os pilares sobre os quais Sarkozy quer centrar a discussão.»

A questão da política agrícola é das mais controversas e de difícil resolução no seio da Europa. A nossa agricultura não é competitiva face a outros mercados e por isso só se mantém subsidiada. Este facto produz uma barreira ao desenvolvimento de outras regiões exteriores à Europa que podiam beneficiar do livre comercio, por conseguirem produzir e colocar no mercado interno europeu os mesmos produtos a preço mais baixo. Africa seria um dos continentes mais beneficiados com isso. Aparentemente era bom para quase todos. Ganhavam os produtores, pois conseguiam sair da miséria em que vivem à custa do seu próprio trabalho e também para os consumidores europeus, que de uma assentada conseguiam poupar nos produtos e nos impostos. Ficavam prejudicados os agricultores europeus que passavam a ter uma vida mais “competitiva”. Aparentemente concordamos com a medida. A nossa única duvida é saber como seria afectado o nosso ordenamento do território. O que fazer com a terra agrícola? O abandono desta seria sempre um problema ambiental a diversos níveis. A sua reconversão tem de fazer parte de um novo olhar sobre este problema. Nós por cá sabemos, de experiência feita, o que pode acontecer ao território abandonado. A nossa floresta está ai par nos mostrar todos os anos.

No entanto é de aplaudir a lufada de ar fresco trazida por Sarkozy. Esperemos pelas propostas concretas.

P:s. O que dirão os “Bloquistas” e companhia lda de tudo isto. Estarão ao lado dos nossos agricultores contra o terceiro mundo? Maldita globalização que nos coloca o mundo tão colorido e já não só a preto e branco.

Sem comentários: