quinta-feira, fevereiro 28

Um comprimido ou um copo de água?



Um estudo realizado recentemente põe em causa a eficácia dos anti depressivos em depressões leves ou moderadas. Dizem mesmo que poderá não existir grande diferença entre tomar um comprimido ou beber um copo de água com açúcar.

Obviamente, dito de uma forma simplista, esta conclusão põe em causa o verdadeiro efeito destes comprimidos que nos “curam” da tristeza. Receitas simplistas provocam “curas” simplistas. Os desequilíbrios entre o corpo, a mente e o espírito não se conseguem resolver dessa maneira. Exige mais esforço e trabalho por parte do terapeuta e do doente. Mas tratar de nós passou a ser mais uma forma de consumo, onde a rapidez e as modas são determinantes nas tendências da procura da cura. A responsabilidade individual na procura de um verdadeiro sentido para a vida é assunto pouco apelativo hoje em dia. Mas colocar toda a cura fora e não dentro do indivíduo, começa a parecer não resolver muitos dos problemas sentidos por quem se encontra em sofrimento.

Assim deixar tudo entregue ao comprimido parece, em muitos casos, não adiantar mais que beber um bom copo de água com açúcar. Vale a pena pensar nisto…

1 comentário:

Anónimo disse...

em busca de uma foto de um copo de agua, cai na sua pagina, ops no seu blog!!! e me peguei pensando nisso que esta escrito... a facilidade dos anti depressivos e a determinacao de dizer ao medico: nao quero tomar isso... prefiro melhorar sozinha, com psicoterapia, aceitando o sofrimento, falando dele!! agua com acucar acalma, mas engorda!!!!!