sábado, agosto 16

Universidade de Lisboa sobe espetacularmente no Ranking de Xangai




Fonte: Público


O ranking de Xangai foi criado há uns anos atrás com o objetivo de hierarquizar todas a universidades do mundo, por áreas temáticas do conhecimento e por um índice agregado destas que as classifica globalmente.

O país deve ficar muito satisfeito porque a junção da Universidade Técnica com a Clássica, dando origem à Universidade de Lisboa, já deu os seus frutos. A instituição passou a estar entre as 250 melhores do mundo no ensino superior e entre as 80 melhores a nível europeu, numa tabela que continua a ser liderada pelas suas congéneres norte-americanas de Harvard e Stanford, MIT e UC Berkeley.

A Universidade de Lisboa volta a surgir também no grupo das melhores na área da Engenharia/Tecnologia e Ciências da Computação, onde o IST tem larga contribuição, seguindo-se depois a Universidade de Aveiro e a do Porto.

Estes rankings valem o que valem, mas fico muito satisfeito pois fiz todo o meu percurso na UTL (atual UL) - faculdade de arquitetura, licenciatura e instituto superior técnico, mestrado e doutoramento - e fui visiting scholar por duas vezes (2009 e 2011) em UC Berkeley (no Center for Cities & Schools), que se mantém como uma das top five do mundo.

Sem comentários: