sábado, setembro 12

Caminhos de Berkeley


Berkeley é um pequena cidade no contexto norte americano. Com cerca de cem mil habitantes. Como Setúbal. Mas integrada num contexto metropolitano a Bay Area de San Francisco. Do outro lado da ponte. Mas é uma comunidade muito especial.

Os caminhos que se podem tomar para o Campus Universitário são uma maravilha. Todos os dias tentamos fazer um diferente. Mais urbano ou mais residencial são, como podem ver nas fotografias, um espanto. Viver aqui é um previlégio. No contexto americano, essencialmente suburbano, esta urbanidade é um paraiso.


Este tecido urbano é de facto raro. Representa um compromisso de gerações para manterem tudo isto. Melhorado de uma geração para a seguinte. Estas casas são todas diferentes e todas com alguns anos mas são conservadas o que é raro nos USA, onde têm o hábito de mandar abaixo e fazer de novo. Mas aqui quem compra pretende conservar este magnifico ambiente. Aqui temos a prova que é um bom "desenho urbano" que sustenta os lugares. A diversidade arquitectónica é enorme. Não existem duas casas iguais, mas o resultado é este.
Berkeley representa uma verdadeira lição viva de urbanismo. Nem tudo são rosas, mas aqui até os espinhos são interessantes. Estes caminhos levam-nos sempre mais longe.


Por último o descanso no Café Strada bem perto do "Campus" onde se pode relaxar após a viagem ou da tenção do trabalho.


Sem comentários: