sábado, outubro 7

Volver

Voltar (volver) é o último filme de Pedro Almodóvar, com Penélope Cruz e Cármen Maura. Esta última ausente há muitos anos das suas películas, por alegada incompatibilidade de personalidades entre esta e o seu realizador de eleição.

Este filme é um reencontro com a “Ibéria” profunda. É extraordinário verificar ao longo da narrativa, dos planos da história, um modo de vida, num universo quase inteiramente dominado por mulheres, tão próximo do nosso. Ou pelo menos dos de quem ainda teve ou tem raízes na província. No nosso caso ainda mais evidente pela proximidade paisagística entre a la Mancha natal de Almodóvar e o nosso Alentejo. Num mundo rural onde a morte ainda faz parte da vida e em que os mortos estão sempre presentes entre os vivos. Podemos aqui verificar que estamos muito mais próximos de nossos “hermanos” do que poderíamos supor. Pelo menos no que temos de mais profundo. Pensamos que será difícil entender cabalmente este filme se não se for, pelo menos, “latino”.

A crueza da vida neste universo feminino, feito de pequenas misérias e grandes perdões que ao longo do filme se vão revelando é revelada em toda a sua força. Uma história aparentemente fantástica ou mesmo surrealista mas de um realismo quase cru. A intensa interpretação das duas protagonistas dá o restante salero. Um filme de mulheres – e como Almodóvar sabe retratá-las bem, conseguindo tornar as mais feias em encantadoras “chicas” – e sobre mulheres para o mundo. Voltar é um regresso às nossas origens.
A não perder.

As negras carpideiras, que desempenham para o bem e para o mal o amparo nestas ocasiões.
O início do filme começa com a "limpeza" da campa, de todas as campas do cemitério, por um dos seus familiares. Um retrato que poderemos observar no 1 ou 2 de Novembro (dia dos mortos, ou de finados, se preferirem).


O funeral cheio de velhos por serem eles os que mais a (pre)sentem mas também pelo envelhecimento desta povoações rurais.


A musica e a canção como forma de regresso à vida.


As duas musas do filme, trabalhando.

Sem comentários: