domingo, novembro 23

Catita?



Na semana passada já se deu o aperitivo, também na RTP 2, do documentário da série que ai vem. Um Mundo Catita é a história, em seis capítulos, de 25 minutos cada, de Vieira e de tudo o mais, que a sua vida sugere (ao que dizem ficcionada).

Sendo pintor, cantor e actor, para além do resto, Manuel João Vieira, é acima de tudo alguém raro, entre nós. É uma espécie de Luís Pacheco, da cultura pós-literária, pós-PREC, ou pós-moderna, conforme quiserem. É uma espécie de personagem sem máscara ou a máscara tornada pessoa. Num País tão pequeno e armado ao sério é obra manter-se assim tantos anos. Manuel João mantém-se.

Vimo-lo há muitos anos, ainda na faculdade, ao vivo lá para os lados de Santos e já era assim há muito tempo. Vimo-lo a ele e ao resto dos seus irmãos, os Catita, que ao que parece, continuam por ai…mais velhos mas na mesma. Na medida em que as mudanças no mundo e na vida permitem que alguém se mantenha.

Estamos curiosos do resultado desta série. Prevemos que será bom. Pelo menos será um registo de uma época e de um fenómeno que a marcou. Muito urbana e muito Lisboeta. Mas não foi por isso que o Fado se tornou a Canção Nacional. Salvo as devidas diferenças, também esta atitude Catita, tem algo de muito português, no seu lado mais cómico e também, trágico.


Os Catita têm uma atitude que nos torna a todos mais ricos, não gastando dinheiro o que em tempos de crise é muito importante. Por isso é não perder.

Riam bastante. Vejam como podem ser criativos, sem se levarem muito a sério. Apreciem como se pode ser inteligente sem ser chato. Poderia ser a mensagem.


Dizem no Público de hoje:

"Não é só uma comédia, frisa Filipe Melo, que com João Leitão realizou e escreveu a série. "É um mockumentary", uma ficção filmada ao estilo do falso documentário como Extras ou O Escritório, de Ricky Gervais."
Será ?



Começa hoje na RTP 2, quase à meia noite.

Uma hora Catita.

Sem comentários: