segunda-feira, março 12

Almas Gémeas




Hoje no Público

“Santana Lopes insinua fundação de novo partido”

«No entanto, o social-democrata sublinhou que "o centro-direita não vai ficar como está actualmente", o que poderá passar pela criação de "novas organizações" ou "outra força eleitoral". Quanto aos nomes que darão voz a essa nova força, Santana Lopes diz que "existirão vários rostos". Em relação a si próprio, o antigo primeiro-ministro diz sentir-se bem no PSD e que tenciona manter o seu afastamento relativo da vida política activa, mas que não pretende alhear-se "dos debates que seja necessário travar". "Depois dos próximos combates, não sei se as diferenças não serão inultrapassáveis, não sei se para mim se para os outros", disse.»


«O presidente do PND, Manuel Monteiro, também antecipa mudanças na direita. "Não é possível a direita entender-se sem se dividir o que tem de se dividir", disse o ex-líder do CDS-PP. No seu antigo partido, Manuel Monteiro diz assistir a "lutas intestinas de projectos de poder pessoal", referindo-se a Paulo Portas.»

Notáveis estas capacidades de análise. Verdadeiras almas gémeas.

Manuel Monteiro tentou ganhar o CDS/PP a Paulo Portas e não conseguiu. Por altruísmo resolveu fundar um novo partido.

Santana Lopes de cada vez que não está muito bem com o seu PPD/PSD, sugere a possibilidade de poder vir a existir uma nova formação politica. Já se falou no passado de um novo partido: PSL, Partido Social Liberal ou Pedro Santana Lopes, para os amigos.

Sugerimos, com humildade, que tendo estas duas ilustres personagens chegado a tão comuns afinidades lancem um partido. Até propomos nome Partido Exclusivamente Pessoal, PEP. O problema depois será saber quem é o líder desta nova formação? Difícil, não?

Nos próximos tempos a tendência parece apontar para dois extremos: Um, os pequenos partidos, que se transformam em partidos uni pessoais e outro, os grandes que se transformam em verdadeiro “albergue espanhol” onde todos buscam “encosto” quando estão no governo e os largam quando não estão.

Sem comentários: