domingo, março 4

Setúbal, que Património?

«'À Descoberta do Património da Nossa Cidade' é o tema de uma conferência que Fernando António Baptista Pereira proferiu no dia 3, às 15h00, no Museu do Trabalho Michel Giacometti.

A iniciativa, com entrada livre, está inserida nas 14.as Gincanas Culturais, projecto desenvolvido pelo Museu de Setúbal/Convento de Jesus




Estivemos nesta iniciativa, o que constitui sempre uma aprendizagem em torno do património da região de Setúbal.

Fernando António Baptista Pereira, há 25 anos em Setúbal, como responsável do Museu de Setúbal, conhece alguns dos aspectos da nossa cultura e património como ninguém. No entanto, apesar de se ter realizado num belo espaço, o configuração da conferência não tinha espaço para muito mais de 20 pessoas sentadas. E era este o número das que lá estavam. Estas iniciativas mereciam outra dimensão. Outra escala.

Sobre a temática em si, FABP, colocou em destaque o "património construído", apesar de ter referido a importância do “natural”, na nossa região. Quanto há necessidade de criar “emblemas” ou “marcas”, como lhe chamou, a partir do nosso património foi muito interessante e sugestivo. O que nos continua a meter alguma confusão é a ausência de “quantificação” nas propostas apresentadas. Ou seja, apesar de se viver na completa falta de recursos na cultura, os seus agentes continuam a ter o discurso do “tudo é possível”. Deixa-nos alguma perplexidade!?…


No Museu Michel Giacometti vimos pela primeira vez montada a "Mercearia Liberdade", como memória das antigas mercearias que vendiam tudo. Eram autênticos supermercados da época. Apesar da emoção nostálgica ao ver um espaço destes “musealizado” pensamos estar pouco "densificado" de produtos e objectos como seria de facto no original. Para além de faltar o cheiro. Essa magnifica essência que só existe enquanto existe “vida” a sério nos lugares… Mas essa já será difícil "musealizar".





Sem comentários: