Parece que o dito nos dá cabo da existência. Hoje vamos ter o início de uma série sobre o assunto, que parece valer a pena. A ver vamos.
Na RTP2 pelas 23.45h.
Titulo: Mundos: A Ansiedade Do Status
Sinopse: Somos mais ricos do que nunca. Vivemos mais tempo, temos mais bens e perdemo-nos em grandes luxos. Então, porque não conseguimos ser mais felizes?! Contudo, existe uma preocupação acima de tudo que nos consegue tirar o sono: "o status". Terei sucesso? Será que tenho o carro e as roupas certas? Será que as pessoas pensam que sou um falhado?
Série documental de Alain de Botton, escritor e apresentador de televisão.
2 comentários:
"Porque não conseguimos ser felizes?"
Simplesmente porque passamos a vida a olhar para o nosso umbigo, mas muito pouco para nós próprios!
Os economistas têm estudadoum outro mecanismo,de base psicológica, que é a atenuação do efeito conseguido ao atingir um status desejado. Quando se deseja muito uma coisa (ser rico, ser famoso, ser reconhecido por qualquer coisa notável) e se consegue isso, ao fim de algum tempo a suposta felicidade que se tinha a certeza que vinha com o atingir do objectivo, dissipa-se. Parece que se passa o mesmo em sentido oposto: grandes tragédias acabam por ser incorporadas como algo normal e deixa de ter um efeito desvastador.
Podem ser mecanismos incorporados aolongo do processo evolutivo: a caracteristica da permanente insatisfação conduz à acção constante, para melhorar a situação que se considera insatisfatória. Com o tempo a insatisfação permanente teria acabado incorporada no código genético dos humanos.
Enviar um comentário