domingo, março 15

O dia da Cáritas


A palavra grega agápê é muito difícil de traduzir. Esta palavra escreve-se, conforme as traduções do Novo Testamento, ou como amor ou como caridade. Mas o seu verdadeiro significado andará entre estes dois conceitos. O seu conteúdo pode mesmo ultrapassá-los noutras dimensões. Por facilidade de discurso vamos assumir o termo como Caridade.

Nos tempos que correm, mais materialistas, a caridade assume para a generalidade das pessoas uma expressão de dádiva material aos outros. Mas a caridade vai muito para além disso que já não será pouco. Apesar de para muitos se resumir à “caridadezinha”. Dar aos “coitadinhos”…

No entanto, na Caridade somos todos “coitadinhos”, pois todos necessitamos de dar e receber, fundamentalmente: amor, atenção, consideração, paciências, alimento, de forma gratuita. Partilhando.

A palavra Caridade parece derivar do grego kharis (graça) e deve ser de graça e por graça que a devemos praticar e promover.

A Cáritas tem hoje o seu Dia. Esta organização promove a Caridade por acções concretas de ajuda ao próximo, especialmente aos mais necessitados, como forma primeira de evangelização, ajudando a todos os que nela estão envolvidos.

Mas independentemente de pertencermos formalmente à Cáritas, aqueles que dão e que recebem participam da mesma caridade, nunca sabendo onde começa a acção de dar e a de receber, pois todos os que estão a partilhar participam da mesma graça.

Sem comentários: