quarta-feira, março 25

“Os maus pais são os que acham que a criança tem direito a tudo"





Hoje no P2 vem uma entrevista Aldo Naouri um Pediatra francês, autor de 14 livros sobre educação. Vale a pena ler estes excertos que contestam abertamente a sociedade permissiva em que vivemos. A "Sociedade dos Direitos". Particularmente em relação às crianças, mas não só. A ler obrigatoriamente. A entrevista é de Bárbara Wong.


Defende que os pais são muito permissivos e que devem exercer mais a autoridade. Como é que chegou a essa conclusão?

Quando os bebés vêm ao mundo, passam por um processo muito violento que é o da expulsão do corpo da mãe. Desde o primeiro dia que os pais procuram ajudá-los a adaptar-se e quando o bebé chora, a resposta dos pais é imediata na procura do seu conforto. Os pais acorrem imediatamente e o bebé compreende-o. O que defendo é que o bebé precisa de regras desde cedo, porque se estas não lhe forem ensinadas, ele permanecerá um bebé para o resto da vida.



O modo como os pais educam, por vezes, não é em reacção à forma como foram educados? Ou seja, eles tiveram pais rigorosos e autoritários, logo, são mais democráticos?


Justamente, quando os pais se tornam pais, por vezes, recordam que há algum ressentimento em relação aos seus pais e não querem repetir, nem querem que os seus filhos o sintam mais tarde. O que digo a esses pais é que as crianças estão condenadas a amá-los, porque foram eles que as educaram. É inútil entrar no jogo da sedução, esse é que é perigoso. Quando dizemos "não", estamos a impor limites, estamos a dizer à criança: "O teu percurso é por cima desta ponte e esta tem parapeitos para que não caias à água." Se os pais disserem "não" com tranquilidade, a criança não vai contestar. (…)



Qual é a sua opinião sobre as novas famílias, as monoparentais, as homossexuais, as divorciadas que voltam a casar... Podem ou não ser boas educadoras?


Em nome do egoísmo pessoal tomamos decisões que são prejudiciais para as crianças. As crianças filhas de pais divorciados divorciam-se mais rapidamente. As crianças de famílias monoparentais são crianças sós. Quanto aos casais homossexuais, a criança é como que um produto. Temos direito à felicidade, à saúde, a tudo o que queremos e também a uma criança. Isso é desumanizante.”

Sem comentários: