Le Corbusier foi um dos mais emblemáticos arquitectos do denominado “Modernismo” na arquitectura do século XX.
Quarenta e seis anos depois de encomendado o projecto a este arquitecto, a igreja Saint-Pierre, foi inaugurada esta semana em Firminy, França.
A sua forma é a de um cone assimétrico de 30 metros, em betão, apoiado sobre uma base quadrada (quatro andares servidos por uma rampa).
De acordo com a imprensa esta igreja só ocasionalmente receberá missas, tendo em baixo um centro dedicado a Le Corbusier.
Parece que este novo ícone do Modernismo se vai transformar em pólo de atracção turística com cerca de 30 mil amantes de arquitectura a visitar actualmente Firminy, a câmara local, quer agora captar o grande público. Esperam vir a ter entre 80 a 200 mil visitantes anuais.
O que diria o mestre do "funcionalismo" ao facto de uma das suas obras se concluir apenas para não funcionar para o fim que lhe foi dado?
Apesar de o arquitecto suíço não ser religioso - e de já em vida se ter em alta estima -duvidamos que pudesse imaginar vir a ser motivo, qual santinho, de peregrinação. Agora turístico-cultural e não religiosa mas com grande devoção.
Somos seres humanos, com novos ou velhos Ícones, mas constantemente à procura deles.
Sem comentários:
Enviar um comentário