sábado, janeiro 27

The Departed- Entre Inimigos



“Os extremos tocam-se”? Este ditado popular parece ser a tese central deste último filme de Martin Scorsese. A linguagem a atitude a ascensão e até os procedimentos parecem ser os mesmos entre a polícia e os bandidos. Ambos gostam de pistolas e vêm a vida por essa mira. Os informadores – “ratazanas” – estão dos dois lados da barricada e “alimentam-se mutuamente. Não se chegando a perceber o que justifica o quê.

Enquanto Billy(DiCaprio) ganha a confiança de Costello (Nicholson) , Colin Sullivan (Damon), infiltrado na polícia como informador de Costello, ascende a uma posição de poder na Unidade Especial de Investigação.

Cada um dos homens embrenha-se profundamente na sua vida dupla, recolhendo informações sobre os planos e operações de cada um dos lados. Até acabarem por se matarem todos entre si.
A trama está muito bem feita, deixa-nos em “suspense” até ao último minuto. Os tiros e os mortos são muitos. Na boa tradição do filme de gangsters.

A não perder. Especialmente recomendado para quem acredita da teoria da conspiração.

Com: Leonardo DiCaprio; Jack Nicholson; Matt Damon; Mark Wahlberg; Martin Sheen; Ray Winstone; Vera Farmiga; Kevin Corrigan

Sem comentários: