terça-feira, janeiro 23

Vermeer


Jan Vermeer

The Art of Painting

(1666-73)


A pintura de Vermeer (1632-1675) deixa-nos sempre com a sensação de estarmos a devassar a intimidade do lar e das respectivas personagens. A fragmentação da luz e o grau de detalhe aumentam essa sensação. Mas, ao mesmo tempo, a riqueza dos trajes e a decoração requintada transmitem um conforto agradável. Convidativo, mas interdito.

O artista retrata-se de costas, o que, conjuntamente com a cortina em primeiro plano, acentuam o grau de “devassa” do observador: Nós. A arte de Vermeer é a de nos colocar sempre no papel de “voyeur” de uma cena para que não fomos convidados e, à qual, só podemos aceder através da tela. A pintura funciona como a porta para o interdito. Só ela revela o que temos de mais profundamente humano. A proximidade dada pelos pormenores aproxima-nos do sagrado da forma sob a luz. “Deus está nos detalhes” já muitos o referiram…

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