quarta-feira, outubro 22

Mais um passo



A Índia, tal como a China no passado recente (já pós astronautas no espaço), quer marcar a nova corrida espacial ao pôr a sua bandeira na lua. Em princípio a 11 de Novembro. Mas esta nova corrida quer ir muito para além da afirmação política no seu espaço geopolítico. A sonda, agora enviada, parece ter dois grandes objectivos estratégicos:


Ser um primeiro passo para colocar na lua um ser humano (indiano) em 2020, considerando “o cenário daqui a cem anos, quando as colónias na Lua puderem ser uma realidade “;


Procurar hélio-3, um isótopo raro que é importante para a fusão nuclear. Apesar de ainda não se dominar esta tecnologia, esta” poderá ser uma resposta às necessidades energéticas do mundo de uma forma barata e com menos custos ambientais”;


Como já escrevi antes, esta aventura espacial, será a forma de podermos resolver o problema do crescimento demográfico e da crescente falta de recursos, particularmente os energéticos para podermos continuar a aumentar a qualidade de vida de todos.


Apesar de muitos dizerem que há outros sítios melhores para investir o dinheiro, particularmente em países como a Índia, onde tantos têm fome, continuamos a pensar que a prazo este investimento vai contribuir para o aumento da qualidade de vida.

Não deixa de ser interessante ver países que estão apostados em vencer no futuro, a China ea India, uma ditadura e uma democracia, estarem a investir nesta aventura espacial.

A Europa continua, também aqui, aparentemente mais voltada para o passado.

Sem comentários: