terça-feira, dezembro 16

Retratar a Alma



Titus Sentado à Secretária

Rembrandt

1655


Hoje, pelas 18 h é inaugurado no Museu de Arte Antiga, em Lisboa, uma nova exposição permanente e a Exposição Titus Sentado à Secretária, de Rembrandt. Mais 8 desenhos e gravuras, até 8 de Fevereiro.

Rembrandt é considerado por muitos o retratista da alma. Este retrato do seu filho Titus é um dos mais conhecidos e apreciados, entre os estudiosos do autor.

Nós tivemos oportunidade de o ver, juntamente com muitos outros quadros, em 2006, Amesterdão. Nessa exposição juntavam-se dois grandes maneiristas, Rembrandt e Caravaggio, numa gigantesca retrospectiva, onde se confrontavam a pintura seiscentista do sul e do norte da Europa. Retrato de uma época em que esta última, vivia convulsões internas, particularmente no domínio religioso com os movimentos protestantes do norte face ao catolicismo do Sul. Mas apesar de reflectirem esse contexto os dois génios foram muito para além disso, pintando os dramas intemporais da existência humana.

Titus Sentado à Secretária, apesar de ser só um quadro, está à nossa espera juntamente com as gravuras e desenhos onde Rembrandt se notabilizou pela excelência do seu traço, correndo pela Europa de então, muito antes das suas pinturas.

A não perder…

Sem comentários: