sexta-feira, dezembro 5

Voluntário (s)


don't be afraid

rattus

2008



A nossa homenagem a todos os voluntários. Que fazem muito por todos nós sem muitas vezes nos chegarmos a aperceber, hoje que é o seu dia.

São, hoje muitos e, pensamos, terão de ser mais no futuro. Como há tempos o Arq. Gonçalo Ribeiro Teles, colocava em pergunta provocatória
–“hoje existem os cidadãos, que só têm direitos e deveres, mas quem faz o serviço? Na Civilização Grega e Romana, onde também, existiram cidadãos tinham os escravos para fazer o serviço. E agora quem o faz?”

– alguém, de facto, tem de fazer o serviço. E esse, será muitas vezes feito por voluntários. E como há cada vez mais para fazer, e menos recursos para os pagar, muitos terão de ser feitos voluntariamente.

Se quisermos manter um certo tipo de desenvolvimento e conforto. O crescimento por via do consumo e da economia monetária, já se percebeu, que só por si não chega. Alguns de nós, vão ter de voltar a produzir o que necessitam para viver ou para manter o seu nível de vida. Participar em parte produção para o conseguir é uma resposta possível e já levado à prática por algumas empresas e sectores (e.g. como o conceito IKEA que propõe fazermos parte do trabalho; o hipermercado JUMBO já arranjou uma máquina para registarmos as compras e nós próprios pagarmos tudo no fim; ou a generalização do multibanco e o e-banking pela banca; etc).

Estes colaboradores das firmas e auto produtores/consumidores, a que Alvin Toffler chama prosumers, já são e serão uma força crescente na nossa economia. Apesar de, quer os voluntários , quer os prosumers, ainda entrarem pouco, ou quase nada, nas contas dos economistas. Mas ao assumirem um papel cada vez mais importante na economia, se não forem levados em conta, as previsões económicas cada vez mais tenderão a deslocar da realidade (não só por esta razão mas também por ela). Para além do necessário reconhecimento público generalizado que esta função deve ter a todos o níveis: político, legal, académico, social, cultural, etc.

Por tudo isto o papel de servir voluntariamente os outros que precisam é um verdadeiro acto de cidadania (de serviço e não só de direitos e deveres), que merece ser introduzido na vida de cada um de nós. Faz-nos falta e faz-nos bem. A todos.

para quem quiser saber mais ver http://www.voluntariado.pt/

Sem comentários: