terça-feira, janeiro 2

Salamanca

Uma das maiores desvantagens que temos face aos nossos hermanos é a sua qualidade de vida urbana. As suas cidades são uma maravilha. Não só pela sua preservação e conservação da cidade antiga mas , também, pela forma como cresceram e a vivem. E vivem-na intensamente. Sempre. A construção das cidades não é feita por um mas por todos. Aqui deixamos um pequeno testumunho porque as cidades são feitas assim:

Todos por la calle

Este óptimo hábito urbano de que o Espanhois não abdicaram. O andar na Rua. A cidade não é dos carros e dos "excluídos". É de todos.

Exemplar foi ver, no primeiro dia do ano, familias inteiras a passearem na rua com as suas melhores vestes, onde as senhoras se destacavam nos seus casacos de peles, politicamente pouco correcto sabemos, mas demonstrativo da importância dada à cidade. A sua cidade merece o melhor no ano nuevo.


Catedral Nueva.
A sua imponência é esmagadoramente presente.

Café Novelty,

fundado em 1905 em plana Plaza Mayor. Um explendido exemplo de interiores Arte Nova, que se mantem cheio de vida. Até bem tarde.


Plaza de S. Boal, à direita com o Palacio de San Boal, actual Academia de las Artes.


A típica Plaza Mayor, um aspecto comum a quase todas as grandes cidades de Espanha, toda realizada de um único "traço" durante o século XVIII.

Uma das maiores de Espanha. Onde estiveram, de acordo com los periódicos locais, cerca de 4000 personas. Entre os quais nosotros. Cantámos o hino de Portugal, antes da meia noite. Éramos muitos em Salamanca na noche vieja.

Salamanca, conhecida pela sua vida universitária, é muito mais que isso. Cidade a não esquecer.

2 comentários:

Anónimo disse...

Bela vida "El Pisco"! Usted a cantar el hino português antes de la media noche?
Olha que chegas cá e ainda levas uma "sueva" de los iberistas! Alguns até já foram Ministros!
Ai ai...O menino porte-se bem! Então? Não chega a "Títular"!

paulo pisco disse...

xnoUm grande abraço e um bom ano Rui. E relativamente ao Iberismo era para o lado que dormia melhor...