quinta-feira, outubro 8

Bicicleta - Uma boa ideia


Hoje no Público

Aveiro reforça aposta nas bicicletas

"A cidade que há uma década pôs nas ruas as BUGA (Bicicletas de Utilização Gratuita de Aveiro) ainda não desistiu de ver todos a circular sobre duas rodas. Em Agosto de 2008, Aveiro lançou o projecto LifeCycle, com a ideia de "chamar todos os grupos etários a adoptarem a bicicleta", explica Arminda Soares, do Gabinete de Mobilidade da câmara municipal.
A primeira experiência foi lançada junto dos funcionários da própria câmara. "Apenas lhe dissemos para experimentar ir de bicicleta para o trabalho pelo menos duas vezes por semana, durante três meses", conta Arminda Soares. Depois da iniciativa, até ao Verão, eram quatro os funcionários que tinham mudado os hábitos e adoptado a bicicleta.
A autarquia levou a mesma ideia a três escolas do segundo ciclo, abrangendo alunos, professores e funcionários. No final, foi organizada uma grande volta de bicicleta que juntou cerca de mil pessoas. A Universidade de Aveiro também foi incluída no pacote. Na semana de inscrições, uma equipa de jovens universitários sensibilizou os caloiros e foi promovida uma venda de bicicletas no campus.
"Queremos dizer às pessoas que vivem em Aveiro que a bicicleta promove hábitos saudáveis, que pode ajudar a prevenir doenças do coração, que é um meio de transporte rápido, que melhora a qualidade do ar e que torna as pessoas mais independentes", explica Arminda Soares.
Para a Primavera de 2010, a câmara quer alargar o projecto a todas as escolas secundárias do concelho, a todo o mundo laboral e também aos reformados de 14 freguesias. "


Helena Geraldes


Boas ideias que infelizmente ainda tem pouca aderência na sociedade e nos responsáveis políticos. As escolas podem ter aqui um papel muito importante na mudança de hábitos das novas gerações.


Confesso que em Berkeley (Califórnia) as nossas deslocações para a Universidade eram feitas de bicicleta e valia bem a pena. É aliás o meio de transporte preferido pelos estudantes universitários, professores incluidos.

Sem comentários: