segunda-feira, outubro 19

Today Porto in our way

Vamos rever esta magnífica cidade a propósito de uma conferência mas aproveitamos para visitar a cidade. Muito especialmente para ver o que a «Porto Vivo» tem feito pelo centro histórico Portuense. Há mais de dois anos que não visitamos o Porto. A última vez foi justamente para conhecer o trabalho desenvolvido por esta Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU). Organizámos, então, conjuntamente com as outras SRU’s do País (Coimbra e Lisboa).


Foi organizado pela Ordem dos Arquitectos (secção regional sul) e a Santa Casa da Misericórdia de Setúbal, nesta cidade. De lá para cá muito mudou – e.g. a crise económica instalou-se mundialmente (nós já estávamos em crise) e o regime de reabilitação foi criado (com muito atraso) – mas no panorama da SRU’s nem por isso, parece-nos. Continuamos com uma realidade semelhante. Talvez o novo mapa autárquico possa agora trazer novidades. Mas as dificuldades económicas e o fraco incentivo fiscal que o novo regime pouco mudou dificultam a vida, aos poucos agentes, que continuam empenhados na reabilitação urbana.

Hoje vamos poder ver no terreno como evoluiu a Porto Vivo ainda por cima acompanhados por um grande amigo. Um Patrício, que aproveitamos para rever e matar saudades.

Sem comentários: