quinta-feira, outubro 29

Salazar - A Political Biography




É hoje lançada em Washington na Embaixada portuguesa, às 18h locais (22h em Lisboa), a primeira biografia de Oliveira Salazar escrita em Inglês por um académico. O historiador Filipe Ribeiro de Meneses, de 40 anos, professor na National University de Dublin, é o autor da obra. Um volume com mais de 600 páginas da editora New York: Enigma Books.

Hoje na entrevista que deu ao Jornal Público refere uma evidência que tarda a compreender a muitos portugueses: a necessidade de internacionalização da nossa cultura especialmente a académica que enquanto não passar a ser produzida também em língua Inglesa e difundida nos canais internacionais não se tornará relevante. É preciso inverter este processo.

Diz o próprio:

"Somos poucos os historiadores portugueses a trabalhar no mundo de língua inglesa, e todos estamos conscientes da escassez de material publicado sobre Portugal. Sem livros e artigos não há cadeiras de História Portuguesa nas licenciaturas; sem essas cadeiras não há pesquisa a nível de pós-graduação; sem essa pesquisa não há publicações, e não há mercado para as editoras", acrescenta. Este "círculo vicioso", como lhe chama, não é fácil de quebrar. Mas o historiador nota que, em Portugal, já há quem tente contrariar esta situação.”

Uma obra que faltava na historiografia internacional. Que faltava à afirmação de Portugal no Mundo. Este tem de ser o caminho. Enquanto outros campos do saber e da cultura não necessitam de tradução a ciência e o conhecimento não passam sem ele na afirmação internacional.

Sem comentários: