segunda-feira, outubro 5

Xanadu Gallery. folk art international

Este edifício de Frank Lloyd Wright (FLW) começou por se chamar V.C. Morris Gift Shop e foi construído em 1949, em San Francisco. Apesar de ter mudado de dono a Xanadu Gallery continua a ter um enorme orgulho em mostrar as suas antiguidades de todo o mundo no “velho edificio de FLW. Os visitantes do edifício (como nós) são acarinhados e deixados à vontade para o visitarem. Apesar de as peças serem lindíssimas, quase não conseguimos apreciá-las, tal foi a emoção por estar dentro desta obra-prima da arquitectura que tantas vezes tínhamos visitado em livros.





O projecto para esta loja deixou surpreendido o dono quando se apercebeu que, contrariamente ao que esperava a loja não tinha montra para a rua. Mas FLW sempre visionário explicou-lhe que não seria necessário preocupar-se porque todos os que passassem iriam ser atraídos para o seu interior e isso seria positivo para o negócio. E tinha toda a razão.




A fachada é completamente despida, sem artifícios, tendo toda a atenção concentrada na sua porta que convida a entrar. O seu arco proporciona um paradoxo entre o material e o imaterial, entre o tijolo e o vidro, a transparência e o opaco, entre o peso e a leveza.



Passada esta primeira sucção para o interior somos puxados para cima pela rampa. Toda loja é de uma enorme delicadeza e proporção na escala. A arquitectura é o seu maior luxo.





(Dia Internacional de Arquitectura, 5 de Outubro)


Sem comentários: