sexta-feira, setembro 2

Não dá para acreditar!



Hoje pela manhã recebi esta missiva no correio:

“Convidam-se todos os membros da Assembleia Municipal a estar presentes na cerimónia de apresentação de cumprimentos de familiares dos 5 cubanos detidos na prisões dos Estados Unidos da América, na qual participará também o Embaixador de Cuba, que se realizará na próxima 3ªFeira, dia 6 de Setembro, pelas 17 e 30m nos Paços do Concelho.
O encontro é aberto à Comunicação Social.

A Presidente da Assembleia Municipal”

A Exma. Senhora Presidente desta Assembleia Municipal é a Dra. Odete Santos em Setúbal. Órgão Autárquico do qual faço parte.

Quando o li, sinceramente não sabia o que pensar de tão intrigante convite. Seria engano. Teria a senhora pensado que estava a enviar para os militantes do PCP e por qualquer lapso seguiu para o sítio errado. Talvez, no entusiasmo da “Festa” – sim porque para “eles” só existe uma festa, a do Avante – tivessem cometido algum lapso.

Não. Parece que é mesmo para levar a sério. É mesmo dirigida aos Deputados Municipais de Setúbal. Sendo assim a perplexidade aumentou. Sabemos que nas últimas eleições lhes deram a maioria absoluta mas a Assembleia Municipal de Setúbal ainda não é o Partido – para eles também só existe um, o Comunista – é um órgão representativo da população setubalense. Merece respeito. Não é apenas um clube de amigos nem uma agremiação. É um órgão representativo de toda uma comunidade. Livre e plural, felizmente.

Ninguém duvida que talvez existam cidadãos cubanos presos no EUA, como provavelmente portugueses. Assim como de todas as nacionalidades que não cumprem as leis do país. Tal como acontece em Portugal.

No entanto, o teor do convite sugere estarem presos nos EUA por serem cubanos. Ao que se sabe, por essa razão só em cuba se encontram cubanos presos. Não 5 mas todos os que ai habitam. Presos na tirania de um ditador há demasiado tempo fora de validade. Em cuba, os que de facto vão para a prisão, pelo simples delito de pensarem pela sua própria cabeça, a maior parte das vezes perdem-na. Saramago só há bem pouco tempo se deu conta disso mesmo. Odete Santos ainda não. Era apenas triste se só a ela disse-se respeito. É humilhante para todos os setubalenses ao envolver a sua Assembleia Municipal nesta caricatura fora de tempo.

2 comentários:

Anónimo disse...

"Não dá para acreditar"? Infelizmente, é o contrário:já nada disto nos espanta. Mas é sempre bom divulgar estas iniciativas que não chegam à comunicação social. Bem haja!

paulo pisco disse...

Obrigado e folgo sempre em saber que não estou sozinho.